Estudos Bíblicos

Ouvindo Deus no silêncio

Ouvindo Deus no silêncio
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Ouvindo Deus no silêncio

Receba Estudos no Celular!

O mundo está repleto de problemas, tentações e táticas de distração que roubam a nossa capacidade de ouvir a Deus. Aliado à isso, que são questões externas, existem as questões internas que nos perturbam, como…

Ouvindo Deus no silêncio

“Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam” Mateus 6:28b

O mundo está repleto de problemas, tentações e táticas de distração que roubam a nossa capacidade de ouvir a Deus. Aliado à isso, que são questões externas, existem as questões internas que nos perturbam, como a ansiedade e nossos pecados.

De uma forma ou de outra, somos tentados diariamente a nos envolver com as coisas dessa vida de maneira que aquilo que diz respeito ao Reino de Deus vai sempre sendo deixado para segundo plano, ou terceiro. As coisas dessa vida que nos seduzem podem ser os problemas diários ou mesmo a busca pela realização de nossos sonhos ou desejos. Somos seduzidos pela correria da vida, que nos rouba o tempo com Deus, e depois, quando estamos cansados por causa dessa correria, somos seduzidos pela necessidade descanso e repouso, que também nos rouba o tempo com Deus. No final, nunca temos tempo para Deus, pelo menos o tempo suficientemente necessário para que tenhamos saúde espiritual.

Somos tentados e cedemos à tentação. Porém, quando tudo vai mal temos enorme dificuldade de ouvir com clareza a voz de Deus. Isso ocorre, normalmente, porque nos habituamos a não observar os atos de Deus à nossa volta. Então, passamos a desconhecer o “falar” do Senhor. Precisamos entender que as ações de Deus também são formas de falar. Essas ações podem incluir uma mensagem entregue em um culto por meio da exposição da Escritura, mas também envolve situações e circunstâncias que nos cercam.

Ainda, algumas pessoas desejam que o céu se abra em um raio de luz, seguido por uma voz grossa que diz: “Eis que te digo filho meu….”. Pois bem, não é assim que funciona! Desejam isso porque é mais fácil do que parar tudo e buscar tempo com Deus em primeiro lugar. Mas, como farão isso se vivem agitados de um lado para o outro com as coisas dessa vida?

Deus nos fala constantemente, intermitentemente. O problema é que Ele fala de uma forma diferente daquela que nós gostaríamos que fosse. Jesus nos manda observar a Sua criação, pois ela tem muito a nos falar sobre Deus. Ou melhor, Deus tem muito a nos falar por meio dela. O Salmo 19 já nos diz isso com clareza. Ele nos manda, antes de tudo, examinar a Escritura (Jo 5:39), com dedicação, afinco, com um santo temor. Ora, ninguém pode fazer isso com pressa.

Qual foi a última vez que silenciamos para ouvir a Deus? Qual foi a última vez que nos retiramos completamente para ouvir a Deus? Qual foi a última vez que paramos para admirar uma flor (Mt 6:28b), observar as formigas (Pv 6:6), contemplar o céu (Sl 19)?

Nós nos habituamos a fazer as coisas do nosso jeito e no fim quando tudo dá errado passamos a questionar a Deus e inquirir, com um tom de decepção, o porque que Deus está em silêncio.

Nós cantamos músicas agitadas, vivemos uma vida corrida, fazemos tudo com pressa, lemos a Bíblia com pressa (quando lemos), oramos apressadamente (quando oramos), temos um senso de urgência e somos imediatistas. Nós fomos treinados por uma sociedade corrompida a querer tudo muito rápido. Alguém disse que somos a geração Fast Food.

Jesus nos disse que ouviríamos falar de guerras e rumores de guerras, mas não deveríamos nos perturbar (Mt 24:6). O apóstolo Paulo nos disse que seríamos atribulados, mas que não deveríamos nos perturbar (2Ts 2:2).

O mundo faz de tudo para nos perturbar, nos destruir. Como reagiremos? Com as armas do próprio mundo?

{loadposition banner_inside}

Em Lucas 21:34 Jesus nos disse: “Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço”.

Precisamos reaprender a arte do retiro e do silêncio. Precisamos andar na contramão apressada do mundo. Não precisamos ter pressa, precisamos ter raízes! Uma raiz não nasce, se desenvolve e se firma do dia pra noite.

Precisamos buscar um tempo exclusivo com Deus, em silêncio, sem a perturbação deste mundo, para ouvir a voz do Senhor. Para isso, sim, deveríamos ter pressa. Deveríamos nos apressar por encontrar esse tempo. Isso gerará saúde para nossa alma.

Quem está disposto a se retirar, silenciar, buscar calma para seu coração e ouvir a voz do Senhor?

Fonte: Napec

Divulgação: eismeaqui.com.br

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.