Notícias Gospel

Maioria das pessoas que param de ir à igreja mantêm fé cristã

Maioria das pessoas que param de ir à igreja mantêm fé cristã
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Maioria das pessoas que param de ir à igreja mantêm fé cristãSegundo levantamentos recentes, mais de 182 milhões de pessoas “sem igreja” no mundo se consideram cristãos. A tendência de crescimento dos “desigrejados”, sobretudo na Europa, é uma espécie de “efeito colateral da…

Receba Estudos no Celular!

Maioria das pessoas que param de ir à igreja mantêm fé cristãSegundo levantamentos recentes, mais de 182 milhões de pessoas “sem igreja” no mundo se consideram cristãos. A tendência de crescimento dos “desigrejados”, sobretudo na Europa, é uma espécie de “efeito colateral da secularização”.

Embora nasçam em famílias de tradição cristã, a partir de uma certa idade, eles simplesmente abandonam toda forma de religião organizada.

De acordo com o Christian Today, uma pesquisa recente, contudo, mostra que isso não significa o “fim da fé”. Steve Aisthorpe, que trabalha com a Igreja Nacional da Escócia, disse em uma conferência sobre estatísticas da igreja: “O quadro geral é de mudança. As pessoas estão expressando sua fé cristã de maneiras menos institucionais.”

A pesquisa, conduzida por ele, nos últimos cinco anos, envolveu 10.000 pessoas. Cerca de dois terços das pessoas que abandonaram a igreja declaram que isso não prejudicou a sua fé. Segundo ele, “as pessoas geralmente não ficaram com raiva nem viam a igreja como algo negativo”.

{loadposition banner_inside}

Quando questionadas, por que pararam de ir à igreja, a maioria dos entrevistados “tomou essa decisão depois de um longo período de decepção, frustração e dificuldades”. As queixas mais comuns eram com a irrelevância dos sermões diante de sua vida cotidiana. Cerca de metade delas “sentia-se em outro planeta quando ia à igreja”.

O líder da igreja anglicana em Manchester, David Walker, comentou sobre o estudo: “Às vezes, na igreja, tem-se a sensação de que não queremos saber a verdade inconveniente [do evangelho]. Somente quando compreendemos a realidade deste mundo é que decidimos nos envolver de verdade [na fé].”

Crise teológica e declínio

Apesar do aparente otimismo de seus líderes, o levantamento mais recente mostra que Igreja da Inglaterra possui menos de 800.000 fiéis indo a um de seus templos aos domingos. Os índices são menos de metade do que na década de 1960, quando o liberalismo teológico se tornou a norma.

Atualmente a igreja anglicana aceita o casamento homossexual e possui líderes abertamente gays.

No último censo do governo, o cristianismo ainda é a maior religião na Inglaterra e no País de Gales, com 33,2 milhões de seguidores. Uma redução de 4,1 milhões em relação ao censo anterior, de 2001.

Em média, nas últimas duas décadas, são fechados 25 templos cristãos por ano no país A previsão para 2016 é de fechar pelo menos 2.000 templos. Algumas dessas igrejas estão em projetos para se tornar feiras, centros comunitários e até circos.

Fonte: Gospel Prime

Divulgação: Eismeaqui.com.br

{jacomment on}

 

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.