Estudos Bíblicos Notícias Gospel

Porque Deus condena o roubo, principalmente para os cristãos?

Porque Deus condena o roubo, principalmente para os cristãos?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

O roubo é uma ação que consiste em tomar para si algo que pertence a outra pessoa, sem o seu consentimento ou conhecimento. O roubo é um pecado grave, que ofende a Deus e ao próximo, e que traz consequências negativas para quem o pratica e para a sociedade. Mas por que Deus se opõe ao roubo? Qual é o mal que ele causa à pessoa que rouba e àqueles que são roubados? Neste texto, vamos ver alguns motivos bíblicos para rejeitar o roubo e buscar a honestidade e a generosidade.

Receba Estudos no Celular!

1. O roubo desonra a Deus e o seu direito de propriedade. Deus é o criador e o dono de todas as coisas. Ele nos dá os bens materiais como uma bênção e uma responsabilidade, para que os usemos de forma sábia, justa e fiel. Quando roubamos algo de alguém, estamos desrespeitando a autoridade e a vontade de Deus, que nos ordena a não cobiçar nem tomar o que não nos pertence. O roubo também revela uma falta de confiança e de gratidão em Deus, que é o nosso provedor e o nosso sustentador. O roubo demonstra uma insatisfação e uma ambição desmedida, que nos leva a querer mais do que precisamos ou merecemos. A Bíblia diz em Êxodo 20:15: “Não furtarás”.

2. O roubo prejudica a pessoa que rouba e a sua relação com Deus. O roubo é um pecado que nos afasta de Deus e da sua graça. O roubo nos torna culpados diante de Deus e merecedores do seu juízo e da sua ira. O roubo também nos traz consequências temporais, como a perda da reputação, da confiança, da paz, da alegria, e até da liberdade. O roubo nos expõe ao perigo, à violência, à vingança, e à morte. O roubo nos corrompe e nos endurece, nos fazendo perder o senso de justiça, de amor, e de misericórdia. O roubo nos impede de entrar no reino de Deus, a menos que nos arrependamos e abandonemos esse pecado. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:9-10: “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”.

3. O roubo prejudica o próximo e a sociedade. O roubo é uma violação do mandamento de amar o próximo como a nós mesmos. O roubo fere e ofende a pessoa que é roubada, que perde algo de valor ou de necessidade, que se sente violada, traída, humilhada, e injustiçada. O roubo também afeta a família e os amigos da pessoa que é roubada, que sofrem junto com ela e que podem ter que arcar com as suas perdas. O roubo também prejudica a sociedade, que se torna mais insegura, desigual, violenta, e desconfiada. O roubo também impede o desenvolvimento econômico, social, e moral da sociedade, pois desestimula o trabalho, o investimento, a produção, a cooperação, e a solidariedade. A Bíblia diz em Romanos 13:9-10: “Pois estes mandamentos: ‘Não adulterarás’, ‘Não matarás’, ‘Não furtarás’, ‘Não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei”.

Diante desses motivos, fica claro que Deus condena o roubo e nos chama a viver de forma honesta e generosa, conforme a sua vontade. Se você está envolvido ou envolvida com o roubo, saiba que Deus te ama e quer te libertar desse pecado. Ele enviou o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz pelos seus pecados e ressuscitar dos mortos para te dar uma nova vida. Se você se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus como seu Senhor e Salvador, você receberá o perdão de Deus, o dom do Espírito Santo, e a esperança da vida eterna. Deus também te dará forças para resistir às tentações, restituir o que roubou, e te guiar pelos seus caminhos. Não deixe que o diabo, o mundo, ou a sua carne te enganem e te escravizem. Busque a Deus, leia a sua Palavra, ore, frequente uma igreja fiel, e procure ajuda de pessoas que possam te apoiar e aconselhar. Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida, e ele quer te abençoar e te fazer uma bênção para os outros. Que Deus te abençoe e te guarde. Amém.

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba