Estudos da Semana Notícias Gospel

O batismo do Espírito Santo transforma radicalmente missionários em dificuldades — e crentes de todas as denominações

O batismo do Espírito Santo transforma radicalmente missionários em dificuldades — e crentes de todas as denominações
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Christine D. Johnson

Receba Estudos no Celular!

Como um “seminarista arrogante” confesso, Brad Long pensava que tinha tudo teologicamente quando ele e sua esposa Laura se mudaram para a Coréia do Sul como missionários. Mas sem o batismo no Espírito Santo, eles se viram em lutas no ministério. Foi quando algo maravilhoso aconteceu.

“Fomos apresentados à obra do Espírito Santo de uma nova maneira,” diz Long. “Foi extraordinário o que Deus estava fazendo. Foi lá na Coréia do Sul, onde eu estava ensinando teologia em um grande seminário presbiteriano, que minha esposa e eu descobrimos realmente como estávamos fracos, apesar de nossa grande educação. Apesar do bom treinamento teológico que tivemos, estávamos impotentes. Estávamos em lutas. Não sabíamos como compartilhar nossa fé. Trabalhar numa cultura diferente era difícil e, francamente, estávamos desesperados. Estávamos desesperados por mais de Deus.”

O casal Long observava outros missionários e os crentes coreanos, que, de acordo com ele, eram “incrivelmente eficazes” em seus ministérios.

“Eles estavam fazendo um trabalho maravilhoso,” diz ele. “Alguns deles administravam hospitais. Outros eram presidentes de faculdades. Mas o que mais me impressionou foi o fato de essas pessoas terem uma fé vital viva em Jesus Cristo. Quero dizer, eles estavam vivos e eu queria saber o segredo deles.”

O casal acabou descobrindo o poder da Palavra e do Espírito de Deus operando em conjunto em suas vidas.

“O segredo era, é claro, estar fundamentado na Bíblia e conhecer Jesus, mas era [também] a obra empoderadora do Espírito Santo,” diz Long. “Eu estava com muita fome, como Laura, e nós dois, enquanto estávamos lá como missionários na Coréia, fomos batizados com o Espírito Santo, e isso mudou completamente nossas vidas.”

O casal Long viu o poder do batismo no Espírito em crentes de todo os tipos de denominações.

“Essas pessoas não eram esquisitas e eram de todas as denominações,” diz ele. “Eles eram presbiterianos. Eles eram batistas. Eles também eram católicos romanos. Eram todos pessoas que amavam Jesus e estavam cheias do Espírito Santo.”

Hoje, o Dr. Long é diretor executivo dos Ministérios Reformados Presbiterianos Internacionais (PRMI, prmi.org), uma organização que atende cristãos de todas as igrejas e denominações que começou em um pequeno grupo de pastores presbiterianos na década de 1960. Mas primeiro, ele teve de experimentar o batismo do Espírito por si mesmo.

“R.A. Torrey foi parte do grande avivamento do grande mover de Deus que ocorreu na virada do século passado, em 1900, e foi seu bisneto que colocou as mãos sobre a minha cabeça,” diz ele. “Fui então cheio do Espírito Santo lá na Coréia do Sul.”

Há 30 anos, o Dr. Long lidera os PRMI, com sede nas montanhas do oeste da Carolina do Norte, e trabalha em conjunto com o Rev. Martin Boardman, o mobilizador de oração da organização, com sede em Alberta, Canadá. Boardman tem sua própria experiência de entender a obra do Espírito em sua vida.

“Experimentei o Espírito Santo me enchendo ou me batizando em um ambiente de estudo bíblico quando eu estava no meu primeiro ano de universidade,” diz Boardman. “Foi uma experiência incrível, mas eu não tinha ideia do que estava acontecendo comigo ou por que me sentia do jeito que me sentia. Parecia que Deus estava derramando Seu amor em mim, e isso estava aumentando.”

O Projeto Dunamis da PRMI ajudou Boardman a entender o que aconteceu com ele nessa experiência.

“Depois disso, tive oportunidade de ministrar, mas realmente não entendi que isso estava relacionado à obra empoderadora do Espírito até quase 15 anos depois, quando eu entrei nos Ministérios Reformados Presbiterianos Internacionais e no curso de Dunamis,” ele diz. “Eles começaram a explicar quem era a pessoa e a obra do Espírito Santo, e isso me deu a grade e a estrutura para realmente entender o que havia acontecido comigo e realmente reconhecer que, a partir daquele momento, entrei em um lugar de ministério empoderado.”

Long relata que “milhares e milhares de pessoas” fizeram o curso do Projeto Dunamis, que é um evento intensivo de cinco dias para equipar cristãos.

“Tem havido um derramamento do Espírito Santo, e isso se tornou mundial, em todos os Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Coréia, China e América Latina,” diz Long.

Os participantes do Dunamis veem que os PRMI concorda sinceramente em não divorciar a Palavra de Deus do Seu Espírito.

“Esse tem sido um dos temas centrais deste ministério, unindo a Palavra e o Espírito,” diz Long com cautela. “Sempre que os separar, você acabará provavelmente em heresia ou em igrejas sem poder e com cristãos sem poder. A Palavra e o Espírito precisam andar juntos sempre, sempre, sempre.”

Fonte: www.juliosevero.com

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba