Referência: João 14.16
Problema: Eruditos muçulmanos veem essa referência ao prometido ” Consolador ” como uma profecia a respeito de Maomé, porque o Corão refere-se a Maomé como ” Ahmad “, que eles consideram a forma correta de expressar parakletos.
Solução: Não a base alguma para concluir que o ” Consolador ” que Jesus mencionou seja Maomé. Em primeiro lugar, nenhum único dos 5366 manuscritos gregos do Novo testamento contém a palavra periclytos (” O que é louvado “), que os muçulmanos dizem ser a expressão correta.
Segundo, Jesus identifica claramente o ” Consolador ” como Espírito Santo, não Maomé. Cristo referiu-se ao ” Consolador, o Espírito Santo, a quem o pai enviará “.
Terceiro, o ” Consolador ” foi dado aos discípulos de Jesus e Maomé não foi seu discípulo.
Quarto, o ” Consolador ” estaria para sempre com eles, e Maomé já morreu a treze séculos!
Quinto, Jesus disse aos discípulos: ” Vós o [o Consolador] conheceis “, eles não conheciam Maomé, que não nasceu se não depois de seis séculos.
Sexto, Jesus disse a seus apóstolos que é o consolador estaria neles. Em nenhum sentido Maomé poderia estar ” nos ” apóstolos de Jesus.
Sétimo, nosso senhor afirmou que o Consolador seria enviado em seu nome. Mas nenhum islamita crê que Maomé tenha sido enviado por Jesus, em seu nome.
Oitavo, o Consolador que Jesus enviaria não iria falar por si mesmo, ao passo que Maomé constantemente testifica de si mesmo no Corão.
Nono, o Consolador iria glorificar Jesus, e Maomé a declarar substituir Jesus, na condição de um profeta posterior.
Finalmente, Jesus afirmou que o Consolador viria ” não muito depois destes dias “, ao passo que o Maomé veio somente depois de 600 anos.
Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
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