Estudos Bíblicos

O Ego… ou Cristo ?

O Ego… ou Cristo ?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á.” – Mt 16.24-25

Receba Estudos no Celular!

O Ego…ou CRISTO?

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á.” – Mt 16.24-25

Um dos termos equivalentes no hebraico para a palavra “vida”, usada no grego koine, aponta para o “eu”, o seu “ego”. A vida do ser humano é o seu “eu”, o que ele é (natureza) e o que ele faz (ações), a determinação da sua própria vontade.

Jesus aqui aponta para o “ego”, para o que a pós-modernidade se acostumou a denominar “amor-próprio”, “auto-estima”, o que podemos denominar de “egocentrismo”. A vontade do homem natural é deificada, seu ídolos entronizados em seu coração, lugar onde DEUS permanece ausente.

Diz A. W. Tozer: “O homem, por natureza, não mais goza de paz em seu coração, pois DEUS não se acham mais entronizado ali [desde a queda de Adão, no Éden]; pelo contrário, na obscuridade moral da alma humana, usurpadores teimosos e agressivos lutam entre si, procurando ocupar esse trono.”

Quando DEUS deu um filho a Abraão este o idolatrou. O desenrolar foi dramático (ver Ge. 22.2). Devemos olhar para mais além das aparências, devemos ver que no coração de Abraão estava entronizado seu único filho. DEUS o testa e o leva a um decisão. DEUS pediu o sacrifício do maior ídolo de Abraão. Abraão poderia se recusar e falhar, Certamente DEUS disporia outro homem, para a realização de Seus Propósitos. DEUS não perderia nada. Mas Abraão perderia tudo!

Há muitos “Isaques” para os homens. Muitos ídolos que o atormentam. DEUS os conclama a uma decisão. Se recusarem a rendição, perderão tudo!

O que você não deixaria por CRISTO? Suas posses (bens materiais), seus parentes, filhos(as), pais, namorados(as), ego, santos(as), religião? Pode ser algo nobre ou vil, elevado ou simplesmente o seu corrputo comportamento depravado. Se não o deixares aos pés da Cruz, em rendição, perderás tudo! E em prantos, na eternidade, lamentarás e tardiamente perceberás que isto tudo nunca foi realmente e absolutamente nada!

Tozer ainda nos diz: “Esse apego grosseiro às coisas é um dos hábitos mais daninho da vida…O Senhor Jesus não veio para destruir, mas para salvar. Tudo quanto for entregue a ELE, fica em perfeita segurança, pois, na realidade, nada será garantido enquanto não for entregue a ELE.”

Pode, porém ser apenas um sentimento de amor próprio que impede o homem de achegar-se a CRISTO. O ego é tudo que rodeia o homem em seus propósitos seculares. Sua carreira, seus amores, amizades, gostos e preferências, sua estima própria. Esta é sua vida? Talvez seja este o teu caso?

O que farás com esta vida? A tomarás nas mãos, desprezarás a DEUS, apegar-te-á a ela até o fim?…Ou a depositarás aos pés do Salvador?

Não poderás deixar de ser confrontado com a necessidade desta decisão.

Mais uma vez Tozer assim explica: “Autopiedade…é um dos piores pecados do coração humano.Se queremos conhecer a DEUS em crescente intimidade, precisamos palmilhar o caminho da renúncia.”

O salvo renunciou a si mesmo no calvário. E todos os dias toma sua cruz e morre um pouco mais para o seu “amor-próprio”, para sua “auto-estima”, para o seu “ego”. Nada mais importa, pois a Graça de DEUS lhe deu tudo e ele não deseja mais nada senão estar com o seu Salvador!

Você não pode deixar de ser levado a este conflito. O que ocorreu com Abraão, um dia, ocorre com todos os seres humanos. Se guardares tua vida, DEUS dará tua parte a outro, e perderás tudo. Se “levantares a mão para a imolar”, sem reservas, DEUS te dará tudo: perdão, salvação e adoção.

Não poderás fugir a isso. Nem agora, nem na eternidade!

Que farás, amigo(a)?

Veja mais em Jesus Cristo

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.